terça-feira, 20 de maio de 2014

Fazer exercício a Custo Zero

Com a chegada dos dias de sol, chega também a época balnear e por consequência as preocupações com aqueles quilos a mais ou aquele pneu que se alojou durante o inverno.
Por isso nada melhor que aproveitar que os dias estão maiores e com sol para fazer exercício ao ar livre.
Existem muitos exercícios que podem ser feitos em casa ou na rua sem gastar um cêntimo. Deve no entanto consultar o seu médico de família, para ter a certeza do que pode fazer.

Fazer caminhada ou corrida
Os adeptos das caminhadas e da corrida têm crescido nos últimos anos. Para quem não faz exercício há muito tempo ou tem limitações físicas, por exemplo determinados problemas de coluna ou outros, deve começar pela caminhada, para não ter nenhum tipo de lesões ou ficar de tal forma extenuado que desiste e já não faz mais.
É uma excelente forma de libertar o stress acumulado do dia e já existem na maioria das cidades, locais específicos para este tipo de exercício. Também existem em muitas cidades grupos que fazem caminhada ou corrida com uma determinada periodicidade.
Deve-se fazer sempre no mínimo 30 minutos para que se sinta o efeito pretendido, que é perder calorias:
Caminhada – 150 calorias perdidas
Corrida – 240 calorias perdidas

Andar de bicicleta
Para quem gosta deste desporto e tem uma bicicleta que não lhe dá uso, como é o caso do meu marido que comprou uma bicicleta e está a ganhar teias de aranha por falta de uso, é a hora de começar a pedalar, pois, mais que não seja pode abater o investimento.
Andar de bicicleta é excelente para quem tem excesso de peso ou tem doenças cardiovasculares. A uma velocidade moderada durante meia hora pode perder cerca de 240 calorias.

Andar de patins
Se em vez de pedalar prefere deslizar e tem uns patins guardados em casa, está na altura de lhes dar uso. É uma excelente forma de divertimento enquanto perde calorias. É muito bom para tonificar músculos. Especialmente para que não tem pratica, deve usar material de protecção da cabeça, joelhos, cotovelos e mãos. É excelente para brincar com os filhos, assim passa tempo de qualidade e boa disposição com eles e perde calorias.

Futebol / Andebol de Praia
Se prefere jogos de equipa para fazer exercício físico então toca a juntar um grupo de amigos e aproveitar para jogar futebol ou andebol de praia, agora que o tempo está propicio para isso. Assim alem de perder calorias fica com um bronzeado de fazer inveja. Mas tenha cuidado com o sol, procure não fazer este desporto na praia a horas de maior calor, use sempre protector solar e hidrate-se, de preferência bebendo água, pois se beber certos refrigerantes, está a estragar tudo, pois está a perder calorias por um lado e a ingeri-las por outro.
Assim diverte-se, está com os amigos e ao fim de 30 minutos de jogo perdeu cerca de 240 calorias.

Dançar
Se adora dançar, mesmo que seja um verdadeiro pé de chumbo, então este é um excelente meio para perder calorias. Para quem não tem muito jeito mas gosta de dançar pode fazer em casa e sozinho, assim ninguém o irá criticar. Mas se é um verdadeiro dançarino pode fazer com companhia. Em qualquer dos casos vai de certeza divertir-se, transpirar e queimar 90 calorias se mantiver o ritmo de dança durante 30 minutos. Eu aproveito enquanto estou a fazer limpezas para ligar a aparelhagem e assim danço e limpo, custa menos a limpeza e sempre perco algumas calorias.

Nadar / Jogos na piscina

Apesar de ainda não estar assim tanto calor e da água da costa ser sempre gelada, pelo menos para mim, esta também é uma actividade que apetece fazer no verão. Pode ir à praia, lagoa ou ver de entre os seus amigos quem tem uma piscina, assim podem passar uma tarde divertida e gastar calorias quase sem dar por isso. Pode também combinar com os seus amigos e fazerem uma partida de voleibol de piscina. Assim vai exercitar vários músculos do seu corpo sem dar conta. Pode perder cerca de 300 calorias durante meia hora dentro de água a divertir-se à grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário